Especialidades

A anestesiologia em animais é uma área da medicina veterinária cada vez mais desenvolvida e quando realizada com todos os cuidados necessários para minimização do risco anestésico, com um acompanhamento intra e pós-anestésico adequado, é um procedimento médico seguro. A anestesia pode ser definida como a perda total da sensação numa parte do corpo ou de todo corpo, e ocorre a partir da ação de um medicamento ou conjunto de medicamentos que deprimem a atividade do tecido nervoso localmente (anestesia local), de uma forma regional (anestesia regional) ou centralmente (anestesia geral). A Clínica Veterinária Asa Norte está equipada com aparelho de anestesia inalatória, além de sistema de monitoração multiparamétrico que permite monitorar a  frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação do sangue, temperatura corporal, entre outros. Nenhum animal é submetido a um procedimento cirúrgico sem a realização de avaliação pré-operatória.

Algumas doenças cardiológicas podem ser silenciosas no início, por isso é importante o acompanhamento da saúde do coração ao longo de toda a vida, por meio da avaliação do cardiologista e exames, como o ecocardiograma e o eletrocardiograma. Especialmente, deve-se avaliar a função cardíaca antes de procedimentos anestésicos a fim de minimizar riscos.

A dermatologia é a especialidade que realiza o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças de pele de origem parasitária, alérgica, autoimune, neoplásica ou psicogênica. Existem também, problemas de pele que são secundários a outras doenças, como no desequilíbrio hormonal, por exemplo. Feridas, prurido (coceira) e queda de pêlo são exemplos de sintomas de animais com problemas dermatológicos. É preciso lembrar ainda que muitas doenças de pele não têm cura, como as alergias e as doenças autoimunes, e estes animais devem receber acompanhamento ao longo de suas vidas, a fim de manter o quadro sob controle.

A Endocrinologia Veterinária é o ramo da Medicina Veterinária responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas, que podem produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso. Beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso em excesso, apresentar distensão abdominal, sonolência, “preguiça”, tremores, lesões de pele recidivantes são sintomas que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal. Para diagnóstico e tratamento mais preciso, o cão ou o gato deve passar por uma avaliação do médico veterinário endocrinologista. Hoje em dia, com o tratamento adequado, a expectativa e qualidade de vida do paciente portador de problemas hormonais tornam-se maiores, devido a maior capacitação e especialização do médico veterinário, além de exames laboratoriais apurados e medicamentos mais disponíveis.

A nefrologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, que inclui rins, ureteres, bexiga, uretra e, nos machos, a próstata, além de alterações sistêmicas correlacionadas como, por exemplo, a hipertensão arterial. Aumento da sede, urina volumosa e transparente, emagrecimento, vômitos e fezes escuras podem ser sinais de Doença Renal Crônica. Urina com odor forte ou com sangue e dificuldade em urinar podem ser sinais de cálculo renal, obstrução uretral, infecção urinária ou problemas na próstata.

O diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem o sistema nervoso são realizados pelo veterinário neurologista. Convulsões, paralisias, cabeça torta para um lado (head tilt), andar em círculos vocalização, perda do equilíbrio, podem ser sinais clínicos de doenças neurológicas. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, por um período ou para o resto da vida e claro, sempre com o objetivo de promover qualidade de vida ao animal.

A odontologia veterinária é a especialidade que diagnostica e trata doenças e anomalias na cavidade oral. O problema mais comum que acomete a cavidade oral é a doença periodontal, observada em mais de 80% dos pets. Além dela, podemos observar outros problemas como: fraturas dentárias, persistência de dentes de leite, tumores orais, hiperplasias de gengiva, abscessos dentários, fratura de mandíbula/maxila, entre outros. O dentista veterinário é o profissional mais capacitado para cuidar da saúde oral dos cães e gatos. Procure por assistência caso seu pet apresente sintomas como: mau hálito, sangramento oral, dificuldade para comer e/ou sensibilidade oral. 

A oncologia veterinária é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer em cães e gatos. O tratamento pode ser cirúrgico, quimioterápico ou combinação de ambos. Assim como quase todas as doenças, quando descoberto e tratado em sua fase inicial, o câncer tem mais chances de cura. Cada tipo de tumor e paciente são analisados de forma individual pelo oncologista veterinário a fim de indicar a melhor técnica para o tratamento da neoplasia em questão, sempre pensando no bem estar e sobrevida do animal. 

Assim como nós humanos, os cães e gatos também sofrem com uma infinidade de doenças ortopédicas. Os principais sinais dos quais devemos procurar um ortopedista é a claudicação (mancar), dificuldade de se locomover, dores à manipulação, aumento de volume em membros e, com caráter emergencial, a paralisia de membros. Para diagnóstico, a radiologia digital, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ser solicitadas pelo veterinário ortopedista. As soluções podem exigir tratamento clínico ou cirúrgico. A cirurgia nem sempre é necessário, mas se for, com certeza com os avanços recentes, será seguro e eficaz. 

A radiografia é muito utilizada na rotina da medicina veterinária. Suspeitas de fraturas, afecções pulmonares, corpo estranho gastrointestinal, cálculo urinário, entre outros, são exemplos de diagnósticos que a radiografia pode ajudar a elucidar. Contamos com uma empresa parceira que oferece o serviço de radiologia digital móvel com horário marcado e em casos de emergências, assim que possível.

Nossa clínica conta com uma equipe de ultrassonografistas experientes para realizar ultrassonografia abdominal, do crânio, ortopédica, oftálmica e transcirúrgica, além de realizarmos procedimentos minimamente invasivos, como punções guiadas, que tem grande valia no diagnóstico. Doenças vasculares anteriormente não diagnosticadas contam com a técnica do exame doppler hepático e doppler vascular.